Afinal, o que é uma Governança de ti?

Todas as áreas do TI focam aumentar a competitividade no mercado e trazer os melhores resultados a sua empresa. Todas essas questões são importantes para  gerir, controlar e garantir a qualidade de todos os seus produtos e serviços. Tudo isso pode ser concentrado dentro do TI, pois assim, através de softwares e sistemas fica muito mais fácil unificar processos. É assim que funciona a Governança de TI, criada como objetivo de planejar e elaborar estratégias para serem implantadas nas empresas.

Para você entender melhor, a Governança de ti é uma extensão da Governança Corporativa  que ajuda a organizar toda a empresa, direcionado para uma melhor gestão das ferramentas, recursos e soluções em TI. Assim, toda empresa ganha  softwares e sistemas, incluindo gerentes e gestores, auditores e diretores.

O grande foco da Governança de ti é promover práticas que garantem a segurança da informação nos processos executados dentro de uma empresa, disponibilidade e total funcionamento das tecnologias da informação e durabilidade de todo o sistema implantado nestas corporações. Dentro disso, confira abaixo cinco aspectos positivos desse modelo:

  • Alinhamento com a estratégia da empresa: através desse serviço é muito mais fácil garantir  que tanto os processos de negócio como os de tecnologia da informação trabalhem conjuntamente;
  • Gerenciamento de Riscos: ela permite que a empresa visualize abrangentemente eventuais riscos para o negócio e dá meios de minimizá-los;
  • Gerenciamento de Recursos: o seu papel nesse caso é garantir que a gestão dos recursos humanos e tecnológicos da empresa seja o mais otimizada possível;
  • Mensuração de Desempenho: utilizando-se de indicadores que vão muito além dos critérios financeiros, a Governança de TI consegue medir e avaliar os principais dos resultados do negócio.

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